Geral
Diretores e conselheiros do CRMV-PR realizam cerimônia de posse em noite festiva
A noite de segunda-feira, dia 20 de novembro, foi marcada pela celebração da medicina veterinária e da zootecnia em uma cerimônia no restaurante Famiglia Fadanelli, em Curitiba, com a presença de autoridades, amigos e familiares dos representantes do Sindivet-PR – anfitrião da noite – e do CRMV-PR.
Dividida em três atos, a solenidade teve início com a cerimônia de posse formal dos diretores e conselheiros do CRMV-PR eleitos para o triênio 2017-2020, que assumiram a administração em setembro deste ano.
O presidente Rodrigo Távora Mira aproveitou a oportunidade para agradecer os ex-presidentes presentes (Masaru Sugai, Paulo Miranda, Orlando Pessuti e Eliel de Freitas), os colaboradores da Autarquia e, em especial, professores e colegas de profissão que contribuíram de forma decisiva para sua formação profissional.
“Esta é uma noite de festa e muita alegria, estamos aqui unidos em único sentimento: somos todos amantes da medicina veterinária e da zootecnia”, afirmou, agradecendo também ao sindicato pela realização do evento. “Queremos agradecer os colegas do Sindivet-PR por nos oportunizar este momento e felicita-los pelos 40 anos. Os senhores são pessoas e profissionais do melhor quilate, obstinados na busca dos interesses dos médicos veterinários paranaenses”.
A professora e vice-presidente Nilva Mascarenhas enalteceu os novos colegas de gestão, destacando que “este grupo tem um novo olhar no sentido da interação dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas do Estado do Paraná, desejando cada vez mais a valorização de ambas as profissões e assim contribuir para a melhoria da saúde única”.
Para o Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, “a profissão estará bem guiada pelas mãos competentes do Rodrigo e sua equipe. Tenho certeza que levarão a medicina veterinária adiante”. Ortigara exaltou os médicos veterinários por serem a base da agropecuária paranaense, afirmando não ser à toa o fato de o Estado do Paraná se manter sempre entre os principais produtores de proteína animal do Brasil.
40 anos Sindivet-PR
A cerimônia teve continuidade com a celebração dos 40 anos do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná – Sindivet-PR, fundado em 14 de março de 1977. “É uma longa história de trabalho, não de existência. Se todos estivermos irmanados nas instituições, respeitando os interesses de cada um, estaremos alavancando a medicina veterinária e a sociedade”, celebrou Cezar Amin Pasqualin, presidente da instituição.
Representando a diretoria do ex-presidente Onivio Rudolfo Malke, o médico veterinário Masaru Sugai destacou o importante trabalho realizado pelo Sindicato nestes 40 anos de existência. “Com certeza todas as gestões cumpriram com a sua missão de defender os interesses e direitos dos médicos veterinários. O grande beneficiário disso foi a sociedade, porque quando o profissional exerce sua profissão em sua plenitude ele oferta produtos e serviços de melhor qualidade”, ponderou.
Homenagens Destaque 2017
Como forma de reconhecimento pela contribuição à medicina veterinária e à sociedade, o Sindivet-PR selecionou e homenageou seis profissionais de destaque:
Destaque Imprensa: Dulcinéia Novaes Felizardo Vieira - Jornalista e Repórter da RPC
Destaque Defesa do Consumidor: Claudia Francisca Silvano – Advogada e Diretora do Procon-PR
Destaque Integração Profissional: Luiz Antonio Corrêa Lucchesi - Engenheiro Agrônomo
Destaque Político: Orlando Pessuti - Médico Veterinário, Presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), ex-governador do Estado do Paraná e ex-presidente do CRMV-PR
Destaque Profissional: Marcelus Natal Sanson - Médico Veterinário
Destaque Profissional: Ronei Volpi - Médico Veterinário
Em um dos momentos marcantes da entrega das homenagens, Claudia Silvano demonstrou sua gratidão pelos médicos veterinários, que, como ela mesma afirmou, cuidam de suas ‘filhas’ Cissa e Rebeca, trabalhando inclusive na reabilitação de Rebeca, que em 2015 passou por uma cirurgia para voltar a andar.
“Não sou tutora nem proprietária, eu sou mãe de duas cachorrinhas: a Cissa e a Rebeca. Em 2015 a Rebeca passou por um problema de coluna, foi operada e voltou a andar”, explicou, afirmando que os médicos veterinários são, na verdade, “anjos que escondem suas asas debaixo dos jalecos, trazendo felicidade a todos nós”.
Centenário da Formatura dos primeiros Médicos Veterinários do Brasil
Por fim, o professor Amadeu Bona Filho, chefe do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, comandou a celebração do centenário de formatura dos primeiros médicos veterinários do Brasil.
“Gostaria de prestar homenagem àqueles que de fato contribuíram para o crescimento da profissão, que desbravaram a medicina veterinária no Brasil. Nada melhor do que homenagear dois dos primeiros médicos veterinários inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná”. Para representar o seleto grupo, foram convidados a médica veterinária Clotilde Lourdes de Branco Germiniani e o médico veterinário Aurelino Menarim Junior. Ambos destacaram a evolução da medicina veterinária ao longo dos anos, comprovando sua crescente importância para a sociedade brasileira.