Geral
Peixe e Suíno geram lucros no Sul de SC
Este mês, o agricultor Paulino Piva, de 73 anos, comemorou a produção durante a despesca em sua propriedade, na localidade de Engenho Velho,
O vizinho Vilmar Furlanetto, de 45 anos, participou pela quinta vez e garantiu que a cada hora cerca de duas toneladas eram capturadas. Furlanetto, que também é produtor nessa modalidade, está na fase inicial, mas planeja ampliar os açudes e os negócios.
O povoamento da água foi feito há um ano com 30 mil alevinos de tilápia e dois mil de carpas das espécies cabeça grande e húngara. Durante 12 meses os peixes foram alimentados apenas com os dejetos dos suínos. E somente nos últimos 40 dias que antecederam a despesca é que receberam ração, para fortalecer a biomassa.
"Tenho granja de porco e plantações de arroz, mas o retorno melhor tem vindo da piscicultura. Este ano realizamos a 21ª retirada. Já fizemos novo repovoamento, mas desta vez com menos carpas e mais tilápias, pois estas são mais valorizadas no mercado", aposta Piva. Açude é preparado para receber os alevinos.
Antes de repovoar o açude, o solo secou por dois dias e foi desinfectado com cal virgem para matar impurezas e eliminar peixes, bactérias e protozoários indesejados. Após a limpeza, o açude ficou preparado para receber os alevinos.
O repovoamento feito ainda este mês aproveita as altas temperaturas, pois em julho os peixes não se desenvolvem, mas já terão atingido até
Fonte: Diário Catarinense