Sanidade Animal
MAPA confirma caso de Febre do Nilo Ocidental em equídeo no Espírito Santo
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou nesta sexta-feira (08) um foco de Febre do Nilo Ocidental em um equídeo na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. A FNO é uma zoonose de notificação compulsória imediata; o último caso registrado no Brasil havia sido em 2014, em humano, no Piauí.
A investigação deste caso recente teve início em 25 de abril, após o animal apresentar incoordenação motora com progressão para decúbito lateral, baixa sensibilidade à dor nos membros posteriores e movimentos descoordenados de cabeça e pescoço. O equídeo foi eutanasiado e necropsiado para a investigação, apresentando resultado negativo para raiva e positivo para Febre do Nilo.
A FNO é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos que acomete animais e humanos, tendo as aves silvestres como reservatório.
“É importante que os profissionais se mantenham vigilantes e atentos a sintomas neurológicos nos animais. Em caso de suspeita deve-se notificar imediatamente a Adapar, que é responsável pelo controle e prevenção da doença nos equídeos no Paraná”, alerta Pauline Sperka, coordenadora do Programa de Vigilância e Prevenção de Doenças dos Equídeos.
Para fazer a notificação, entre em contato com uma das 135 Unidades Locais de Sanidade Agropecuária distribuídas pelo Estado. Mais informações: www.adapar.pr.gov.br
Confira abaixo o Boletim de Notificação emitido pelo MAPA e a Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.