Geral
CEBEA discute registro de microchips, manejo pré-abate e atende demanda externa
A Comissão Estadual de Bem-Estar Animal do CRMV-PR se reuniu na manhã desta quinta-feira (14), em Curitiba, para dar continuidade às ações propostas no início de maio.
Com o objetivo de aumentar a responsabilidade dos tutores quanto à guarda responsável de seus cães e gatos, a CEBEA estuda a organização de um cadastro estadual único para registro dos microchips. O primeiro passo é fazer um levantamento dos sistemas utilizados em outros estados e municípios que possam servir como base para o projeto.
Já na área de produção, o grupo estuda a possibilidade de realizar um evento sobre manejo pré-abate voltado aos profissionais que atuam em frigoríficos no Paraná, abordando as cadeias bovina, suína e avícola.
A primeira demanda externa também foi debatida durante o encontro. O CRMV-PR recebeu a sugestão da inclusão de uma seção no Manual de Responsabilidade Técnica específica para estabelecimentos de ensino que aborde a questão do uso de animais vivos ou cadáveres. Neste caso, a comissão se colocará à disposição da Comissão Estadual de Responsabilidade Técnica para auxiliar no desenvolvimento do texto.