Responsabilidade Técnica
1,6 mil veterinários e zootecnistas foram capacitados para atuar como RT em 2018
O CRMV-PR capacitou 1,6 mil médicos veterinários e zootecnistas para atuar na área de responsabilidade técnica no decorrer de 2018. Ao todo foram 21 Seminários de RT – 16 básicos e cinco avançados – em todas as regiões do Estado.
Obrigatório para a homologação de uma Anotação de Responsabilidade Técnica, o seminário básico aborda pontos essenciais e muitas vezes ignorados para a função, como as responsabilidades civil, administrativa, penal e socioambiental. Também é ministrada palestra de empreendedorismo e apresentadas as funcionalidades do Sistema de Registro Eletrônico das Atividades do RT (Sistemart).
Atualmente 29,8% dos médicos veterinários e zootecnistas atuantes no Paraná possuem uma ART homologada, nas mais diversas áreas. Uma delas é a de indústrias de produtos para alimentação animal, que foi tema dos cinco seminários avançados realizados em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no Paraná (SFA/MAPA).
A capacitação foi realizada em Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Pato Branco por auditor fiscal federal agropecuário do MAPA com o objetivo foi orientar os responsáveis técnicos e empresários sobre resíduos e contaminantes na produção.