Geral
2,1 bilhões de pessoas vivem sem água potável
“A Água é o seu direito humano”. Este é um dos objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas para garantir água potável a todos. O relatório da ONU mostra que o esgotamento dos recursos hídricos prejudica 2,1 bilhões de pessoas que vivem sem água potável nos próprios domicílios.
Há 27 anos, o dia 22 de março foi reconhecido o Dia Mundial da Água, a fim de refletir, conscientizar e propor ações de mudanças de hábitos, para que todos os seres possam usufruir desse bem precioso. Sabe-se que 90% da água disponível na superfície do planeta é salgada, desses apenas 5% são próprios para consumo. No entanto, essa porcentagem é dividida para uso em residências, atividades da indústria, agronegócio, entre outras atividades.
Por conta desses dados alarmantes, o lema este ano é “Ninguém fica para trás”. O objetivo é garantir, até 2030, água potável suficiente para todos, sem contaminação e poluição, causados pela ação humana.
Para celebrar este dia, relembre alguns itens da Declaração Universal dos Direitos da Água, da ONU:
- A água faz parte do patrimônio do Planeta;
- Os recurso naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Para saber mais, acesse: www.worldwaterday.org