Saúde Única
ONU alerta: não há tempo a perder na luta contra a resistência antimicrobiana
A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta segunda-feira, 29, um relatório alarmante que aponta a necessidade de ações imediatas para evitar uma crise de grandes proporções de resistência a medicamentos.
De acordo com o disposto no documento, se nenhuma ação for tomada agora, até 2050 mais de 10 milhões de pessoas podem vir a morrer por ano vítimas de doenças resistentes a medicamentos; a crise também pode levar até 24 milhões de pessoas à extrema pobreza.
Para contornar esse cenário, a ONU propõe ações emergenciais em uma abordagem multisetorial de Saúde Única, envolvendo a saúde humana, animal, alimentar e ambiental.
Clique aqui para fazer o download do relatório completo (em inglês).
Medicina veterinária e resistência antimicrobiana
Uma das recomendações tem ligação direta com a atuação dos médicos veterinários. Trata-se do uso responsável e prudente de antimicrobianos por profissionais em saúde humana, animal e vegetal.
Atento ao problema, o CRMV-PR tem trabalhado na discussão e divulgação desse tema há alguns anos. Em 2017 e 2018, a Autarquia promoveu em parceria com a PUCPR o Simpósio Paranaense de Saúde Única – Combate aos Antimicrobianos.
Participaram palestrantes da OIE, do PANAFTOSA e do Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), além de pesquisadores e profissionais da área do MAPA, médicos veterinários, biólogos, médicos e enfermeiros.
O CRMV-PR divulgou alguns vídeos sobre o tema em seu canal do Youtube. Confira:
Amostras em rios de Curitiba comprovam a existência de bactérias resistentes:
A resistência antimicrobiana é um problema real e isso impacta em nosso dia a dia:
O uso de antibióticos na produção agropecuária: