Educação
Competências comportamentais são tão importantes quanto as competências técnicas
A consultora em educação Regina Werneck recebeu os docentes para a sua palestra sobre metodologia ativa, ministrada durante o Seminário de Estadual de Ensino da Medicina Veterinária, com um questionamento: qual é a sua profissão? O resultado de uma atividade que conduziu mostra que apenas 25% dos educadores se descrevem como professores. “É preciso desenvolver as competências docentes”, destaca.
A reflexão serviu como base para a sua apresentação, na qual descreveu que a metodologia ativa tem o acadêmico como peça central do aprendizado e que a mesma “propicia várias formas de aprender, devendo ser realizada em grupo, com os pares se ajudando”.
No entanto, afirma Werneck, para aprender é preciso querer aprender. É aí que entra o papel do educador, no sentido de ensinar os acadêmicos a aprenderem. “Vocês são realizadores de sonhos. Quanto vocês estão inspirando seus alunos a aprender?”, indagou.
Além de chamar a atenção dos docentes para sua participação fundamental no processo de aprendizagem dos alunos, Werneck aprofundou a discussão do perfil do egresso ao apontar que é preciso ensinar competências comportamentais como criatividade e inovação, pensamento crítico e resolução de problemas, comunicação e colaboração.
“Isso é o que irá diferenciar os profissionais que estão preparados para os desafios deste século daqueles que não estão”, relatou, levantando a questão se os egressos estão realmente preparados para isso.
“Tudo é um processo cognitivo. O aluno precisa compreender a informação, solucionar os problemas, sintetizar e comunicar isso a outras pessoas. Então é preciso colocar os alunos para ensinar”, finalizou, lembrando que a prática é a única forma de se ter a certeza de que o conteúdo realmente foi aprendido ou não.