Saúde Única
Aliança Interinstitucional de Saúde Única prevê cooperação de mais entidades
A Aliança Interinstitucional de Saúde Única do Paraná, formada após assinatura de carta de intenções durante o I Simpósio Internacional de Saúde Única promovido pelo CRMV-PR e o CFMV nos dias 9 e 10 de outubro, reuniu-se pela primeira vez nesta quinta-feira (07) para discutir os primeiros passos.
O tema escolhido para iniciar os trabalhos foi a resistência aos antimicrobianos, que tem sido discutido desde 2016 por este mesmo grupo. “A aliança é extremamente importante para o Paraná. Em pesquisas realizadas recentemente, foram encontrados em bactérias isoladas de humanos genes resistentes à colistina, antibiótico utilizado somente em animais”, ressalta Cláudia Pimpão, presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-PR e coordenadora do projeto.
O encontro também teve como ponto de partida a convocação de outras entidades da área da saúde, como demais conselhos profissionais, secretarias de estado, universidades e órgãos do meio ambiente. “A interação interinstitucional e intersetorial vem a fortalecer o trabalho que estamos realizando, uma vez que ele envolve a saúde humana, animal e do meio ambiente”, acredita Cláudia.
Participaram da reunião representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR); da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest); da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).