Sanidade Animal
MAPA reconhece Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, assinou na terça-feira (11) a Instrução Normativa nº 52, decretando o Paraná como área livre da febre aftosa sem vacinação; os Estados do Acre, Rio Grande do Sul, e regiões do Amazonas e do Mato Grosso também receberam o status.
A IN é mais um passo para o projeto que o governo estadual traçou de pleitear o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2021 e, assim, abrir novos mercados econômicos.
Ações realizadas
O Paraná vem trabalhando desde 2018 para conquistar o status de livre de aftosa sem vacinação. Ao longo desses anos, realizou diversas ações e passou por auditorias para comprovar a capacidade do seu sistema de sanidade. As mais recentes foram o fim da campanha de vacinação em novembro de 2019, a proibição do ingresso de bois e búfalos vacinados em seu território desde janeiro deste ano, e a coleta de amostras de sangue de aproximadamente 10 mil animais que comprovaram que o vírus não circula no Estado.