1. Home
  2. Notícias
  3. Geral
Geral

Profissionais premiados pelo CRMV-PR em 2020 são exemplos de adaptação aos novos tempos


Publicado em: 18/12/2020 12:00 | Fonte/Agência: CRMV-PR | Categoria: Geral

 


A última sessão plenária do CRMV-PR em 2020 foi marcada pela cerimônia online de entrega dos prêmios Clotilde de Lourdes Branco Germiniani e Destaque Zootecnista. Assim como este foi um ano marcado na história mundial por grandes desafios para a saúde pública e adaptação ao mundo digital, os médicos-veterinários e zootecnistas escolhidos por seus pares para receber a premiação provaram que, mesmo com todas as dificuldades, realizaram um trabalho relevante para a sociedade.

A família de Clotilde, que participou do evento pelo segundo ano consecutivo, fez questão de lembrar de sua dedicação. “Fico feliz de me sentir veterinário honorário e estar com vocês é uma grande honra. Num passado nem tão remoto os médicos e a sociedade não valorizavam os veterinários. A mim foi preciso casar com uma veterinária que não cuidava de nenhum animal para entender a importância. Viva a saúde única!”, celebrou Hélio Germiniani, viúvo de Clotilde.


Prêmio Clotilde de Lourdes Branco Germiniani de Saúde Única – 2ª edição

Destaque One Health – Rubens Luiz Ferreira Gusso

Embora tenha escolhido a medicina veterinária para atuar na área clínica de equinos, os profissionais que Rubens Gusso encontrou durante sua vida acadêmica o direcionaram a uma vocação diferente. “Aos poucos muitas pessoas brilhantes foram me inspirando e me levaram a seguir um caminho que eu não imaginava quando mais jovem, que é o da saúde pública”, avalia. São 37 anos dedicados a atividades ligadas à saúde única, como vigilância sanitária, epidemiologia, educação em saúde, saneamento básico. O maior desafio enfrenta agora, à frente do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) da Secretaria de Estado da Saúde, onde trabalha no enfrentamento da pandemia na produção de kits diagnósticos e no estudo da produção de soro terapêutico a partir do plasma de equinos. Uma carreira ainda em andamento, mas já relevante para toda a sociedade. “Sinto muita emoção neste dia, fico feliz e honrado. Estou plenamente realizado como profissional, médico-veterinário e sanitarista”.

Destaque Colaboração Interprofissional - Ernst Eckhardt Muller

O primeiro médico-veterinário contratado pelo departamento de medicina veterinária da Universidade Estadual de Londrina, Ernst Eckhardt Muller, recebeu o prêmio de Colaboração Interprofissional por ter colaborado na formação de profissionais de diversas categorias. Além disso, Muller teve participação fundamental na elaboração do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal junto ao Ministério da Agricultura. “Um prêmio desse me honra muito, ainda mais para mim, que já estou aposentado, mas ainda acompanho a evolução da nossa profissão”, afirmou, ao lembrar de todos os colegas que o auxiliaram na trajetória e da família, que abriu mão de momentos a seu lado para que pudesse se dedicar aos projetos.

Destaque Políticas Públicas – Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu

O Refúgio Biológico Bela Vista, do complexo de Itaipu, recebeu as honras por sua atuação na conservação da fauna e flora paranaense nos seus 35 anos de existência. O refúgio é exemplo de como médicos-veterinários e zootecnistas se inserem na saúde única e são importantes no desenvolvimento de políticas públicas. “O refúgio biológico tende procurar essa conexão da nossa fauna não só trabalhando na conservação dela em si, mas na conexão com toda a flora e a comunidade ao redor”, afirmou o médico-veterinário Pedro Henrique Ferreira Teles, que representou toda a equipe na cerimônia.

Destaque Educação – Cláudia Turra Pimpão

Na área da educação o prêmio ficou com Cláudia Turra Pimpão, que coordenou o curso de medicina veterinária da PUCPR por 17 anos e agora segue inspirando acadêmicos e profissionais em projetos que alinham o ensino à saúde única. “Fiquei muito feliz e emocionada por ser lembrada pela educação, fiz tudo com muito amor e carinho e pensando nos jovens. A gente tem que dar nosso melhor para que eles sejam pessoas do bem e competentes tecnicamente”, destacou, ressaltando que espera continuar passando a mensagem de que a ética e honestidade devem prevalecer. Cláudia também aproveitou para dedicar o prêmio a toda a sua equipe e à família.

Destaque Extensão – Carmo Oliveira da Rocha

Com a inscrição de número 005 no CRMV-PR, Carmo Oliveira da Rocha foi um dos primeiros médicos-veterinários paranaenses registrados, sendo também conselheiro efetivo da primeira gestão, de 1969 a 1972. Londrinense, Oliveira atuou durante toda a sua carreira na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e foi por seu trabalho marcante que recebeu o prêmio na categoria extensão.

Destaque Pesquisador – Vanete Thomaz Soccol

Pesquisas e trabalhos são pouco para definir a importância da médica-veterinária Vanete Thomaz Soccol para a ciência. Professora do Núcleo Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Processos Biotecnológicos da Universidade Federal do Paraná, Vanete é uma das principais representantes do estado na área da pesquisa. Neste ano de 2020, ela foi citada em um estudo da Universidade de Standford, nos Estados Unidos, como uma das cientistas com mais impacto em citações ao longo da carreira e uma das melhores cientistas da sua subdisciplina no mundo.

Destaque Nova Geração – Andressa Maria Rorato

Representando os novos profissionais esteve a médica-veterinária Andresa Rorato, ex-aluna da vice-presidente Nilva Mascarenhas e aprendiz de uma formanda de Clotilde Germiniani. “É um prazer estar aqui, me sinto na responsabilidade de ser uma representante dessa nova geração”, disse.


Prêmio Destaque Zootecnista – 3ª edição

O conselheiro e zootecnista Ricardo Pereira Ribeiro foi o encarregado de conduzir a cerimônia do prêmio destinado a seus colegas de profissão. Logo na abertura, Ribeiro reforçou seu orgulho em integrar um conselho que “oferece acolhimento respeitoso à nossa profissão. Nossos colegas e diretores se antecipam à causa da zootecnia com muito respeito”. Ao que o presidente Rodrigo Távora Mira fez questão dizer não ser mais que a obrigação da Autarquia. “Não há do que agradecer. O que fazemos é simplesmente respeitar a legislação vigente no Brasil, respeitando cada profissão na sua plenitude. A zootecnia é inteiramente inserida na saúde única’, reforçou aos presentes.

Destaque Empreendedor – Rodrigo Soria Martos Peris

Há oito anos como sócio-administrador da Semix Insumos Agropecuários, o zootecnista Rodrigo Soria Martos Peris foi reconhecido por sua atuação empreendedora. A empresa que administra comercializa ingredientes voltados à nutrição animal e se preocupa com a reutilização e reciclagem de materiais. “Agradeço a indicação, para mim é uma satisfação e uma honra receber esse prêmio. É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado”, enfatizou Peris.

Destaque Educação – Luiz Alexandre Filho

Recém-aposentado, o professor Luiz Alexandre Filho teve seu nome exaltado pelos colegas como exemplo na educação. Foram anos coordenando o Câmpus Regional de Diamante do Norte da Universidade Estadual de Maringá e participando da implantação de programas de produção animal do governo. “Estou emocionado, lisonjeado. Estou tendo essa grata surpresa que todo o trabalho que fiz pela zootecnia nesses 30 e poucos anos me renderam uma premiação pela ABZ ano passado e essa pelo nosso Conselho este ano”, comemorou. Apesar de não atuar mais na docência, o zootecnista segue como pesquisador no grupo Peixegen, referência no estudo de melhoramento genético de tilápias.

Destaque Pesquisador - Marson Bruck Warpechowski

O professor e pesquisador Marson Bruck Warpechowski, coordenador do Laboratório de Sistematização, Análise e Modelagem em Nutrição e Produção Animal, é grande incentivador de pesquisas do departamento de zootecnia da Universidade Federal do Paraná. Um de seus trabalhos mais reconhecidos é o Projeto Porco Moura, através do qual resgatou a raça de suínos próxima da extinção. “Quero agradecer por esse prêmio, que me deixou muito surpreso porque não achei que receberia na área de pesquisa. O Paraná tem dezenas de pesquisadores zootecnistas que já fizeram muito, então fico muito feliz que tenham lembrado do meu nome”, celebrou, estendendo a honraria aos colegas de profissão.

Destaque Extensionista – Diego Ghedini Gheller

Há 13 anos atuando como auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o zootecnista Diego Ghedini Gheller encontrou na agricultura familiar e no desenvolvimento rural uma nova vocação na carreira. “Foi uma grande satisfação a notícia da indicação como extensionista, porque é uma área recente e dentro do ministério não é a principal. Então ser reconhecido pelo meu conselho é um momento marcante na minha vida e ajuda a quebrar algumas barreiras”, disse.

Destaque Jovem – Cláudio Guilherme de Matos Porto

Em apenas quatro anos de profissão Cláudio Guilherme de Matos Porto já vem se destacando. Atualmente como assistente técnico comercial da Cargill, presta suporte técnico na área de nutrição animal a fábricas de rações e empresas rurais no segmento de bovinos de leite. “Desde que me formei sempre busquei levar conhecimento técnico de alta qualidade às empresas rurais, com o objetivo de impactar a cadeia agropecuária. Durante minha atuação profissional tive muitas inspirações, quero agradecer aos mestres que passaram pela minha trajetória acadêmica, com certeza todos impactaram de forma positiva”, agradeceu.

Galeria

Voltar
Top