Geral
CRMV-PR fomenta perícia veterinária em visita à Polícia Científica do Paraná
O presidente do CRMV-PR, Rodrigo Mira, e o presidente da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal da Autarquia, Raimundo Tostes, estiveram na sede da Polícia Científica do Paraná na última quarta-feira (22) para reforçar a importância da perícia veterinária nos casos que envolvem maus-tratos aos animais.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, houve aumento de 111,6% nas denúncias de maus-tratos a animais domésticos no Estado nos primeiros cinco meses de 2021 em comparação com o ano anterior. Além disso, em setembro de 2020 foi sancionada a Lei Federal 14.064/20, que aumenta a punição para quem maltrata cães e gatos. Dados esses que reafirmam a necessidade de profissionais com conhecimentos técnicos específicos para a emissão de laudos periciais.
No encontro, o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, ressaltou que já estava previsto um expediente solicitando concurso público para a abertura de novas vagas, incluindo as específicas para médicos-veterinários. “Tivemos uma acolhida muito positiva. Eles estão bastante sensibilizados e entendem a importância da medicina veterinária no âmbito da perícia criminal”, avalia Mira.