Fiscalização
CRMV-PR realiza operação intensiva de fiscalização na região de Cascavel
Em apenas cinco dias, a equipe de assessores técnicos e fiscais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) fiscalizou mais de 130 estabelecimentos da região de Cascavel. Ao todo, foram emitidos 132 termos de constatação e 71 autos de infração.
INOFISC
A operação contou com a participação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e dos regionais de Minas Gerais e Goiás, que acompanharam de perto o segundo teste oficial do INOFISC, aplicativo de fiscalização criado pelo CRMV-PR em parceria com o CFMV.
“É um sistema que vai mudar a cara da fiscalização, que é nossa atividade finalística, em todo o Brasil”, avalia Igor Andrade, chefe do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) do Conselho Federal. A expectativa é que o sistema seja disponibilizado a todos os CRMVs no próximo ano.
Além de agilizar a comunicação entre fiscal e fiscalizado ao disponibilizar os documentos em formato digital e em tempo real, o INOFISC permite a otimização de recursos. De acordo com o secretário-geral do CRMV-PR, Leonardo Nápoli, “as visitas aos estabelecimentos, que demoravam aproximadamente 1h, agora duram em torno de 40 minutos, uma redução de 33%”.
Para Rafaela Luns, da equipe de fiscalização do CRMV-MG, a iniciativa representa um marco na fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs. “Na plataforma é possível rastrear dados e apresentar isso ao fiscalizado, garantindo informação e transparência. Esse projeto do Paraná em parceria com o CFMV colocará a fiscalização na era digital”, ressalta.
Outro ponto levantado foi a sustentabilidade. “É um trabalho de inovação muito importante que irá agregar tanto para o profissional quanto para a sociedade. Existe ainda a questão da economia de papel”, aponta Raquel de Souza Braga, fiscal do CRMV-GO e integrante do Grupo de Trabalho de Fiscalização do CFMV.
Experiência
Foi uma semana de imersão no sistema digital e na rotina de fiscalização do CRMV-PR, que serviram para a troca de experiências entre os regionais; Fernando Zacchi, assessor técnico e integrante do Grupo de Trabalho de Fiscalização do CFMV, avalia como positiva a vivência. “A integração é sempre importante, porque vemos que as mesmas situações às vezes são abordadas de formas diferentes. Essa troca auxilia para que observemos quais práticas podem ser aplicadas em cada situação”.