O que você precisa saber antes de embarcar com seu animal de companhia para o exterior
Você sabia que as pessoas que vão viajar para países da União Europeia, para o Reino Unido ou para os Estados Unidos com seus animais de companhia (como cães, gatos e furões, por exemplo) precisam comprovar que a vacina antirrábica veterinária aplicada no animal já surtiu efeito e gerou resposta imunológica?
O teste é uma exigência legal para que os animais possam embarcar para esses países com segurança.
IMPORTANTE: Antes de viajar, verifique junto ao Ministério da Agricultura se existe alguma exigência ou restrição para o país que pretende viajar.
PASSO A PASSO
1) O primeiro passo é entrar em contato com um médico-veterinário que orientará sobre os procedimentos necessários e fornecerá o atestado de saúde do animal e outros documentos exigidos.
2) Se o animal não tiver com a vacina antirrábica em dia, é necessário realizar a imunização. O exame sorológico é recomendado a partir do 30º dia após a vacinação.
3) O médico-veterinário realizará a coleta da amostra de sangue do animal - o soro é enviado para análise no Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), que conta com o primeiro laboratório da Região Sul credenciada pelo Centro de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e pela Agência francesa Anses-Nancy, laboratório de referência da União Europeia para realizar o teste de sorologia antirrábica em animais de companhia.
4) Depois o resultado do teste de sorologia é enviado para o solicitante/tutor dentro do prazo estipulado.
Saiba mais: Fonte do texto e crédito da imagem