Eventos
Médica-veterinária recebe medalha de reconhecimento profissional do Exército Brasileiro
O 20º Batalhão de infantaria Blindado realizou em outubro uma cerimônia em comemoração ao 80º aniversário de sua criação. Durante a formatura 42 militares do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militares do Paraná foram agraciados com a Medalha "Batalhão Sargento Max Wolf Filho", que tem como finalidade cultuar a memória deste herói, que nos campos de batalha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, destacou-se pela coragem, bravura, liderança e patriotismo, tendo a sua própria vida sacrificada no cumprimento da missão.
Dentre os agraciados com a medalha, estava a 1º Tenente Cristina Rauen Ribas, médica-veterinária e Chefe da Seção de Cães de Guerra.
A primeira médica-veterinária do Batalhão
Reconhecida como primeira médica-veterinária do Batalhão, a 1º Ten Rauen incorporou ao Exército Brasileiro, em 2016, logo após a homologação do Canil Verde Oliva da Organização Militar, onde hoje atua como Chefe da Seção de Cães de Guerra e auditora do Programa de Auditoria e Segurança Alimentar (Pasa).
Em 2018, realizou estágio de Adestrador de Cães de Guerra na 5ª Companhia de Polícia do Exército e em 2022, o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático em Combate de cães, com militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), agregando conhecimento para as operações do Batalhão.
“O serviço do médico-veterinário militar, vem da necessidade não só de cuidar dos animais, mas também de cuidar da saúde e do bem-estar da tropa. Aqui somos forjados do mesmo modo que o fogo forja o aço. Esse prêmio representa reconhecimento, valorização e incentivo da Medicina Veterinária, mostrando o quanto a nossa atuação profissional é ampla. Para os demais, eu deixo a vontade, a inspiração de fazer aquilo que gosta, de poder cumprir toda missão com orgulho e dedicação”, comenta Rauen.
Bons exemplos se transformam em referências
“A vida é marcada pelos exemplos que recebemos, começando pelos nossos pais, avós, tios e primos. Ao ingressar na vida profissional, ampliamos nossos referenciais, que ajudam na formação dos nossos valores, atitudes e refletem na forma que conduzimos nossas vidas. É muito importante seguirmos em um caminho retilíneo, mas também irradiar tudo que aprendemos de bom para construção de um país melhor”, destaca o General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, comandante da 5° Divisão de Exército.
“Este reconhecimento é uma forma de retribuir aos interesses do Batalhão, vocês que apoiaram incondicionalmente no operacional e na logística. Nós somos quem somos graças a vocês. Pessoas, que aprenderam e deixaram lições, construindo o batalhão há 80 anos”, ressalta coronel Israel Demogalski, comandante do 20º BIB.