Eleição
Até dia 13 de julho é possível justificar ausência de voto no segundo turno
A justificativa de ausência de voto pode ser realizada em até 10 (dez) dias úteis após a realização da eleição, ou seja, considerando o segundo turno a justificativa é permitida até dia 13/07/23.
Conforme o § 3º da Resolução Nº 1298, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019, justificam ausência ao pleito eleitoral:
I - morte em família até segundo grau de parentesco, no interregno de sete dias anteriores a contar da eleição, inclusive;
II - emergência médica afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, tais como partos, cirurgias ou doenças que impliquem em internações ou cuidados médicos intensivos;
III - privação de liberdade;
IV - sinistro natural ou sanitário, na área de jurisdição do CRMV ou de residência do profissional;
V - convocação judicial para data coincidente com todo o horário destinado à votação;
VI - viagem para fora do domicílio do profissional, convocada após prazo hábil para envio do voto por correspondência, desde que o deslocamento se inicie ou finalize em horário incompatível para o exercício do voto;
VII - acidente afetando o profissional, cônjuge, pais ou filhos, com gravidade tal que comprometa o seu comparecimento ao pleito;
VIII – atividade profissional que impeça o eleitor de se afastar do local de trabalho e, para os casos de voto online, desde que haja prova de impossibilidade de acesso à rede mundial de computadores.
Confira o passo a passo e saiba como proceder neste caso:
1. Acesse ao SEI (Sistema Eletrônico de Informação)
Caso não seja cadastrado, faça o seu cadastro aqui.
Caso já esteja cadastrado, entre aqui com seu login e senha.
Se ainda tiver dúvida, consulte aqui o manual do SEI.
2. No menu do lado esquerdo da tela, entre na aba “Peticionamento”, depois em “Processo Novo”.
3. No tipo de processo, selecione * Justificativa Eleitoral
4. No Formulário de Peticionamento, preencha o campo "Especificação", com o nome completo do profissional.
5. No documento principal, clique para editar o conteúdo, que abrirá em uma nova janela. Preencha-o e ao finalizar clicar no botão “Salvar” no canto superior esquerdo e fechar a janela do formulário.
6. Anexe ao menos um documento, com a documentação comprobatória.
- Clique em “Escolher arquivo” e escolha o documento.
- Escolha o tipo de documento
- Preencha o complemento do tipo de documento
- Selecione Nato-digital
- Clique em adicionar.
7. Após preencher todos os campos e revisar o processo, clique em "Peticionar" para finalizar sua solicitação.
8. Para concluir seu peticionamento, preencha o "Cargo/função" e insira a "Senha" do SEI para registrar sua assinatura.
Após todas as etapas concluídas, você poderá acompanhar o processo conforme mostra a página abaixo.