Fiscalização
Em ação conjunta, CRMV-PR e Vigilância Sanitária de Clevelândia fiscalizam estabelecimento de produtos de origem animal
O CRMV-PR participou, em Clevelândia, de uma fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária do município (VISA), para averiguar denúncias anônima de estabelecimento sem condições higiênico-sanitárias e de conservação inadequada.
A fiscalização resultou em apreensão pela VISA, de produtos de origem animal (carnes de frango e de suínos) que estavam à venda sem rótulo (faltando data de fabricação, lote, origem, validade) e não inspecionados (sem número de registro junto ao órgão competente, sem procedência, sem registro de origem, licença ou autorização do órgão sanitário).
Conforme informado pelo proprietário, o abate dos frangos foi realizado em local sem registro em órgão oficial (clandestino).
Além disso, a ação identificou que o estabelecimento não possuía médico-veterinário responsável técnico, sendo esse profissional essencial para garantir a saúde pública e a qualidade dos produtos e serviços, beneficiando tanto o bom empresário, que recebe orientações técnicas, como a sociedade, pela segurança dos produtos.