Geral
Mapa encerra campanha de prevenção da gripe aviária no RS
A ação faz parte do Plano de Monitoramento da Influenza Aviária
A responsável pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola do Mapa no Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Stepan, explicou que as aves migratórias são potenciais transmissoras da doença, o que justifica a campanha. “O objetivo dessas ações é fazer um trabalho de monitoria da Influenza Aviária e também um trabalho de educação sanitária para evitar a possibilidade de entrada dessa enfermidade no país e o alastramento dela, se caso ela entre.”
Durante a campanha, moradores que vivem ao redor da Lagoa recebem orientações sobre a doença nas escolas e
As palestras de educação sanitária são direcionadas para as lideranças e entidades de classe em 13 escolas do ensino fundamental, para agentes de saúde, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pescadores, proprietários já cadastrados, produtores rurais e para comunidade em geral, envolvendo cerca de 1.200 pessoas nos dois municípios gaúchos.
O Mapa realizará trabalho de campo em todo o País até junho, quando se encerra o período migratório, e retomará em setembro, com o retorno das aves do Hemisfério Norte. Foram selecionados sete sítios de aves migratórias. Além da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, a campanha ocorrerá no Estado do Pará, os municípios de Vigia, São Caetano de Odivelas, Breves e São Sebastião da Boa Vista;
Fonte: MAPA