Eventos
CRMV-PR, Defesa Civil e Polícia Militar do Paraná treinam profissionais para manejo de animais em situações de desastres
Cerca de 67 médicos-veterinários, zootecnistas, acadêmicos, agentes de defesa civil, bombeiros, policiais militares e profissionais que atuam em órgãos de segurança pública e órgãos ambientais participaram do Simpósio sobre Manejo de Animais em Desastres, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em São José dos Pinhais, na Academia Policial Militar do Guatupê.
O evento organizado pela Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR) e pela Defesa Civil Estadual, com o apoio da Polícia Militar do Paraná, teve como objetivo disseminar conhecimentos, apresentar as habilidades técnicas e emocionais necessárias em um trabalho integrado em casos de atendimento de animais em situações de desastres (confira aqui as fotos).
Novas frentes de atuação
“O evento abre espaço para novas áreas de atuação como a Medicina Veterinária de Desastres, desenvolve a Medicina Veterinária do Coletivo e mostra como é possível a Medicina Veterinária e a Zootecnia agirem em conjunto com as forças de segurança. Tudo isso para melhorar o atendimento dos animais silvestres, de produção ou de companhia, vítimas em situações de desastres no Paraná”, explicou Leonardo Nápoli, médico-veterinário, presidente da Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres e secretário-geral do CRMV-PR.
Atendimento de animais
“Desastre é um tema frequente para a Defesa Civil. Um dos grandes desafios que nós enfrentamos é o atendimento ao animal que está em situação de desastre, para onde ele vai e quem cuidará dele. Infelizmente, muitos animais acabam sendo abandonados em situação de desastre, por isso, queremos fortalecer essa rede que estamos formando para que possamos dar uma atenção maior aos animais após desastres”, afirmou o Coronel QOBM Fernando Raimundo Schunig, Coordenador Estadual da Defesa Civil.
Apoio entre instituições
O comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, Tenente-Coronel Emídio Angelotti, reforçou a importância da realização do curso com a participação de várias instituições. “Para a Academia Policial Militar do Guatupê o curso foi importante para a integração entre a Polícia Militar do Paraná e as demais instituições participantes do curso”, reconheceu.
Equipes multidisciplinares
“Esse trabalho em equipe entre médicos-veterinários, zootecnista, bombeiros militares, policiais ambientais, membros da Defesa Civil, quer sejam municipais ou estaduais, é de suma importância para melhoria dos processos, interagir e crescer com o objetivo principal que é ajudar vidas”, destacou o médico-veterinário Claudio Zago Junior, membro da Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais do CFMV e membro da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do CRMV-SP.
Oportunidades de treinamento
“Já atuei em desastres internacionais e em vários a nível de Brasil atuando pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Essa integração entre veterinária e órgãos de Segurança Pública, em especial, o Corpo de Bombeiros, podemos dizer que é algo recente. Essa parceria vem preencher essa lacuna, sendo de grande importância e valia porque os desastres acabam acometendo além dos seres humanos, também a fauna e a flora”, compartilhou Natanael Ronerson Kovalski, SubTenente do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná.
Da teoria à prática
Nos três dias de evento, os participantes aprenderam de modo teórico e prático sobre como realizar e atuar em equipe multidisciplinar no manejo de animais de grande porte com o médico-veterinário Leonardo Castro (GERTA UNISO/SP), no manejo de animais selvagens com a médica-veterinária Paula Helena Santa Rita (GRETAP/MS) e no manejo de cães e gatos com Aldair Pinto (CEO do Grupo de Resgate Animal UniBH).
As espécimes taxidermizadas utilizadas no simulado de desastres foram disponibilizadas pelo Museu de História Natural do Capão da Imbuia, da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Os participantes também conheceram o papel da Comissão em Desastres em Massa envolvendo Animais com o médico-veterinário Leonardo Nápoli (PR) e o Histórico de Animais em Desastres no Estado do Paraná com a médica-veterinária Letícia Koproski, membro da Comissão de Gestão de Risco de Animais em Desastres do CRMV-PR.
O Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa envolvendo Animais do CFMV foi apresentado pelo médico-veterinário Claudio Zago Junior, a Rede Estadual de Manejo de Animais em Desastres foi explanada pelo Tenente Coronel QOBM Gerson Cândido da Rocha Filho, chefe da Divisão Administrativa, Orçamentária e Financeira da Defesa Civil e o Sistema de Comando de Incidentes demonstrado pelo Capitão da QOBM Marcos Vidal da Silva Junior (CEDEC).