Fiscalização
CRMV-PR fiscaliza campanha de castração
Os fiscais médicos-veterinários do CRMV-PR fiscalizaram, no mês de julho, uma campanha de esterilização cirúrgica. O objetivo era verificar se os procedimentos cirúrgicos estavam priorizando a saúde, a segurança e o bem-estar dos animais.
Foram feitas notificações sobre a falta de infraestrutura adequada para a realização dos procedimentos, falta de pavimentação, fornecimento de energia elétrica insuficiente, higienização inadequada de ambientes críticos e incompatível com o rigor da assepsia cirúrgica, problemas de fluxo operacional entre áreas suja e limpa, falta de aquecimento para os animais se recuperarem do procedimento anestésico e falta de cadastro do castramóvel no CRMV-PR.
Além dos processos internos, o CRMV-PR noticiou os fatos à Vigilância Sanitária, ao setor de proteção animal do município e ao programa de governo que fomentou a campanha.
O CRMV-PR lembra que a maioria das campanhas de castração em comunidades em situação de vulnerabilidade social segue os princípios da assepsia cirúrgica e da legislação vigente, sendo o caso encontrado no início do mês uma exceção. Tais campanhas são parte de uma importante estratégia de manejo populacional de cães e gatos e a segurança dos procedimentos deve ser a mesma das castrações realizadas em clínicas e hospitais veterinários.