Geral
Tragédia em petshop mostra a importância de responsabilidade técnica médico-veterinária em estabelecimentos pet
Recentemente, uma triste tragédia ocorreu em um petshop em Vitória, no Espírito Santo, onde uma chihuahua perdeu a vida após escapar do veículo de transporte e ser atropelada. O estabelecimento não possuía médico-veterinário como responsável técnico.
Por que a presença de médicos-veterinários é fundamental em petshops, creches e hotéis de animais?
1. Segurança em Primeiro Lugar: Médicos-veterinários garantem que todos os processos e protocolos sanitários e de segurança estejam em conformidade com as regulamentações vigentes, minimizando riscos e promovendo a saúde e o bem-estar animal. O médico-veterinário é o profissional habilitado a elaborar o Manual de Boas Práticas do estabelecimento e aplicar/supervisionar sua execução.
2. Capacitação Constante: Médicos-veterinários são profissionais capacitados e responsáveis pelo treinamento dos funcionários visando a utilização dos melhores métodos de transporte e contenção dos animais, lidando com diversas situações, incluindo emergências.
3. Prevenção de incidentes: Além dos processos, protocolos e manuais de boas-práticas, o médico-veterinário deve prever os riscos e adotar medidas que os evitem ou minimizem. As instalações devem ser adequadas para cada espécie.
4. Transporte Seguro: A manutenção de veículos apropriados para o transporte de animais e a criação de planos de contingência para emergências são primordiais para evitar acidentes.
Estabelecimento sério tem responsável técnico médico-veterinário!!!
A existência de um médico-veterinário responsável técnico demonstra que o estabelecimento está preocupado com a saúde, a segurança e o bem-estar dos animais atendidos.