Geral
Empresas primam por características pessoais na seleção, diz pesquisa
Maria Cecília é recém-formada pela instituição e a pesquisa foi tema do trabalho de conclusão de curso. O presidente do Conselho, Masaru Sugai, também falou aos 60 estudantes sobre o funcionamento da Autarquia Federal. Os alunos foram trazidos pelo professor Marson Bruck Warpechowski.
A pesquisa foi realizada durante estágio curricular obrigatório no Portal do Zootecnista sob a orientação de campo do zootecnista André Gualhanone e do professor orientador Warpechowski.
Para chegar aos resultados, Maria Cecília elaborou um questionário com 75 questões objetivas e o distribuiu via internet para 114 empresas, nos meses de agosto e outubro de 2006. Destas 28 responderam satisfatoriamente às perguntas. Foram consultadas empresas públicas, privadas e de integração, cooperativas e associações. As questões abordaram as áreas de economia e gestão, métodos quantitativos e computacionais, conhecimento técnico, comunicação e expressão, qualidades pessoais e experiência profissional.
“Esta pesquisa é o reflexo do mercado de trabalho atual. Realmente, o que as empresas estão buscando são características pessoais dos profissionais, pois competência técnica pode ser provida, já a característica do profissional não tem como mudar”, salientou Masaru Sugai, parabenizando a profissional pela iniciativa.
Outra conclusão importante, ressaltada pelo professor Marson, é que as “empresas não estão dando mais tanta atenção para a experiência profissional. Em contrapartida, levam em consideração conhecimentos que só se adquire participando de atividades práticas”.
O evento foi alusivo ao Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio.
* Todas as fotos do evento estão disponíveis na galeria de imagens. *
Fonte: Assessoria de Comunicação