Manuais
CRMV-PR lança Guia de Doenças de Notificação Obrigatória
Algumas doenças, devido às suas características epidemiológicas, sociais e econômicas, exigem ação imediata da administração pública. A notificação obrigatória é fundamental, deve ser feita por qualquer profissional público ou privado, para impedir a disseminação e garantir o controle ou erradicação dessas doenças.
Sabia que aproximadamente 60% das doenças de notificação compulsória são zoonoses? Isso significa que elas podem ser transmitidas entre animais e pessoas, destacando a importância do nosso papel na Vigilância Epidemiológica.
Pensando nisso, o CRMV-PR, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e de sua assessoria técnica, desenvolveu o "Guia de Doenças de Notificação Obrigatória", uma ferramenta essencial para todos os médicos-veterinários!
Com este manual, vamos orientá-lo sobre:
- A importância da notificação de doenças
- Como comunicar casos aos órgãos oficiais
- Os passos para uma notificação eficaz
- Consequências da omissão na notificação
Juntos, podemos garantir a saúde de nossos animais, seres humanos e do meio ambiente. A saúde é uma responsabilidade compartilhada!
Baixe o manual e se informe pelo link: https://www.crmv-pr.org.br/uploads/publicacao/arquivos/guia-notificacao-obrigatoria.pdf