Geral
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) vem a público expressar seu veemente repúdio a dois caso
O primeiro envolveu uma jovem mulher que aparece afirmando que estava indo "estourar bombinhas para espantar os gatos". O incidente ocorreu em um município próximo a Curitiba e foi registrado pela própria envolvida, sendo amplamente compartilhado após sua publicação. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil por suspeita de maus-tratos.
O outro caso envolveu um homem de 45 anos, que foi preso em flagrante por maus-tratos após ser filmado agredindo seu próprio cachorro a pauladas em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná.
Esses tipos de comportamento são absolutamente inaceitáveis e contrariam todos os princípios éticos que norteiam as profissões de Medicina Veterinária e Zootecnia, as quais têm como fundamento a proteção, o respeito e o bem-estar dos animais.
O CRMV-PR reforça que a crueldade contra qualquer ser vivo, especialmente contra os animais, é uma violação dos direitos fundamentais que devem ser garantidos a todas as espécies. Comportamentos como os demonstrados nos vídeos não têm espaço em uma sociedade que se compromete com o respeito à vida e ao bem-estar animal.