Fiscalização
CRMV-PR fiscaliza atendimento de emergências em consultório veterinário
Nos últimos dias, a fiscalização do CRMV-PR no norte do estado procedeu fiscalização à consultório veterinário que divulgava prestação de serviços de atendimento de emergências.
O atendimento de emergências gera no cliente a expectativa de prontoatendimento e disponibilidade de equipamentos e estrutura para suporte veterinário avançado de vida, incluindo disponibilidade para cirurgias.
O consultório veterinário foi notificado a rever sua divulgação, para não gerar expectativas de atendimento que não possam ser cumpridas, já que a estrutura do consultório veterinário é adequada para atendimentos de pacientes em consultas, vacinações e procedimentos ambulatoriais, não tendo todos os equipamentos, estrutura e equipe médica para o suporte avançado de vida.
Ainda assim, conforme o Código de Ética do Médico-veterinário, casos de emergência ou perigo imediato para a vida do paciente não podem ser negligenciados pelos consultórios veterinários e devem ser atendidos, caso recebidos.
Contudo, as duas situações não devem ser confundidas: uma coisa é atender um caso emergencial recebido e utilizar-se dos recursos disponíveis para salvar a vida do paciente e encaminhá-lo assim que possível ao estabelecimento adequado para suporte avançado de vida, outra coisa é oferecer o serviço nas publicidades médico-veterinárias do consultório veterinário, gerando expectativas nos clientes.
• Quer saber mais sobre o que pode e o que não pode ser feito em cada tipo de estabelecimento médico-veterinário? Acesso o Manual de Funcionamento de Estabelecimentos Médico-veterinários do CRMV-PR em https://www.crmv-pr.org.br/.../manual-estabelecimentos...
• Sabe de um consultório veterinário divulgando atendimento de emergências?
Denuncie: https://www.crmv-pr.org.br/denun.../127_Denuncia-Online.html