Geral
Mundo está aprendendo a controlar Influenza Aviária, diz OIE
Nas palavras do médico veterinário Bernard Vallat, Diretor Geral da OIE, neste ano há menos registros de mortes de aves silvestres e migratórias, “o que pode indicar que a doença está se aproximando do final de um ciclo”. Contraditoriamente, porém, plantéis comerciais ainda continuam a ser infectados em vários países, isto recomendando que a comunidade internacional mantenha rigorosas medidas de prevenção e controle.
A Influenza Aviária permanece endêmica em pelo menos três países, diz Vallat, citando a Indonésia, Nigéria e Egito, além de continuar aparecendo em países antes não atingidos. E tais ocorrências, completa, representam uma oportunidade para melhor identificar o problema e lidar com ele.
Em sua fala aos participantes da 75ª Sessão Anual da OIE, o diretor do órgão ressaltou a importância dos serviços veterinários oficiais, afirmando que desempenham papel primordial não só na garantia da saúde animal, mas também da saúde pública. E alertou que basta um país falhar para que todo o mundo corra o risco de sofrer uma infecção generalizada. Daí observar que a solidariedade é um componente crítico da luta contra a Influenza Aviária. “É por isso que a OIE adota como armas “Desempenho, Visão e Estratégia” para identificar as necessidades de investimento em países
Fonte: AviSite