Geral
Paraguai vacina 10,4 milhões de bovinos contra aftosa
O prazo de prorrogação da segunda etapa de vacinação antiaftosa vence no próximo domingo (05) e, no dia 15 de agosto, termina a data máxima para o registro no Senasca, incluindo a Zona de Alta Vigilância que é ao redor de
O segundo período de vacinação de 2007 havia sido estabelecido no período de 15 de junho até 15 de julho, mas o Senasca, mediante resolução, propôs a ampliação do período de vacinação devido ao clima, que acabou atrasando os trabalhos.
De acordo com o presidente do Senasca, Hugo Corrales, atualmente houve um avanço de 90% na vacinação. No entanto, para o serviço veterinário só tem validade os registros que estão em 60%. O registro é a certificação documentada de que os animais realmente foram vacinados.
O rebanho bovino nacional, em relação aos registros do segundo período de vacinação de 2006 e o primeiro período de 2007, e comparando os dois primeiros períodos, de janeiro de
A importância da vacinação antiaftosa para o Paraguai significa que desta forma o país mantém seu status sanitário livre da doença com vacinação. Esta condição permite manter como clientes os mercados internacionais como o Chile, Rússia, Taiwan e outros, e pensar na abertura de outros mercados mais exigentes, como o da União Européia e dos Estados Unidos.
Fonte: Agrolink