Geral
ONU pede plano mundial para conter desaparecimento de animais de fazenda
Em seu discurso, realizado perante 300 cientistas, legisladores e criadores de gado reunidos na primeira Conferência Técnica Internacional sobre Recursos Genéticos Animais, realizada na cidade suíça de Interlaken, Müller assinalou que "uma melhora na gestão dos recursos zoogenéticos nunca foi tão crucial como agora". Por este motivo, os especialistas pedem a criação de bancos de esperma e de óvulos para preservar a diversidade genética dos animais de fazenda no mundo todo.
Segundo o relatório intitulado "O Estado dos recursos genéticos animais no mundo", elaborado recentemente pela FAO, e que constitui o primeiro inventário de animais de fazenda do planeta, pelo menos uma raça doméstica desapareceu a cada mês durante os últimos sete anos. Além disso, calcula-se que 20% das raças bovinas, suínas, equinas, avícolas e caprinas do mundo estão atualmente em risco de extinção.
Para frear esta alarmante tendência, Müller pediu à comunidade internacional que tome as medidas políticas e tecnológicas necessárias para assegurar a diversidade dessas raças. "Os recursos zoogenéticos são especialmente importantes para manter o modo de existência da população dos países em desenvolvimento", alertou o subdiretor-geral da FAO.
Fonte: Agência Estado