Geral
MS agora é referência nacional em genética avícola
No município, cerca de 7,5 milhões de pintinhos "matrizeiros" são produzidos anualmente por 220 mil aves chamadas de avós ou "avozeiras", em 36 aviários da Cobb-Vantress Brasil, subsidiária da americana Cobb-Vantres.
De acordo com o coodernador da Câmara do Agronegócio e Pecuária Rubens Flávio Mello Corrêa, a multinacional investiu R$ 55 milhões em genética avícola no município sul-mato-grossense. A empresa atua no Brasil desde 1994 e lidera o mercado nacional de reprodutores de frangos. A Cobb de Água Clara atende empresas de integração de aves, com o fornecimento de matrizes.
Na granja e nos incubatórios mantidos na cidade, a multinacional emprega mais de 600 funcionários que cuidam das aves reprodutoras da mais alta qualidade genética. As "avozeiras" produzem ovos que depois são colocados em incubatórios e vão se tornar os pintinhos matrizeiros. Estes pintinhos vão se tornar as matrizes que gerarão os frangos de corte que abastecem vários abatedouros do País.
Apesar de manter alto sigilo sobre o empreendimento, e por conta da biossegurança rígida jamais abrir a granja para visitação, a empresa teria optado por Água Clara por causa da pouca densidade avícola na região, o que garante aves mais sadias. Todo o material genético da Cobb é importado dos Estados Unidos.
No município foi instalado o maior complexo produtor de matrizes da América Latina, com uma área de 510 alqueires, o equivalente a
No local, os funcionários lidam com um processo totalmente automatizado, com tecnologia de ponta. A unidade inclui uma granja com capacidade para produzir 7,5 milhões de matrizes por ano e abrigar um incubatório com capacidade anual para 8 milhões de matrizes.
O empreendimento da Cobb tem parceria com a granja Alvorada, cliente da multinacional.
Fonte: