Geral
Anvisa financia pesquisas sobre resistência a antibióticos
A iniciativa faz parte do Projeto de Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde, uma parceria da Agência com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVS/MS).
Podem participar da seleção projetos de profissionais de saúde e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior, institutos ou centros de pesquisa, serviços de saúde, organizações não-governamentais da área, laboratórios de saúde pública e laboratórios clínicos de todo país.
As propostas devem atender a um dos temas previstos no edital. O apoio poderá ter o valor máximo de R$ 30 mil por projeto. O recurso total disponível é de R$ 180 mil.
Projeto
A resistência microbiana é um grande desafio enfrentado pelos serviços de saúde no Brasil e em todo mundo, que resulta em aumento da mortalidade da população, do tempo de internação e do custo do tratamento.
Para combater e controlar essa resistência, é preciso mapear o perfil de sensibilidade dos microrganismos que atingem hospitais e população, ou seja, analisar o efeito do medicamento sobre eles. No Brasil, os dados microbiológicos estudados e publicados até o momento são incipientes.
O Projeto de Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde objetiva preencher essa lacuna. O projeto inclui, além do financiamento a pesquisas científicas, o incentivo à implantação do controle de qualidade nos laboratórios de microbiologia e Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens), ao uso racional de antimicrobianos e a criação de uma Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde (Rede RM).
Fonte: Anvisa