Atenção RTs e empresas: Sistemart é obrigatório!

Publicado em: 12/08/2015 11:17 | Categoria: Geral | Autor: Thainá Laureano

A utilização do Sistemart para a comunicação do Laudo Informativo e do Termo de Constatação e Recomendação se tornou obrigatória para todos os responsáveis técnicos e empresas que tiverem suas Anotações de Responsabilidade Técnica homologadas a partir do dia 24 de julho de 2015. As ARTs homologadas em data anterior têm até 31 de outubro deste ano para aderir ao sistema.

Desenvolvido pelo CRMV-PR em novembro de 2014, o Sistemart tem como objetivo informatizar e facilitar a comunicação entre o profissional e a empresa, bem como entre o profissional e o Conselho. A ferramenta serve também como respaldo ao responsável técnico, garantindo que este comunicou à empresa as mudanças técnicas e/ou operacionais necessárias.

O acesso se dá de forma online através do website sistemart.crmv-pr.org.br, no qual é preciso fazer um cadastro com senha. Além de se cadastrar, cabe ao responsável técnico informar à empresa que ela deve realizar o mesmo procedimento. O Sistemart também pode ser acessado de tablets e smartphones através de aplicativo, bastando procurar na Google Play e na AppStore por “CRMV”.

Tutorial: sistemart.crmv-pr.org.br/static/tutorial.pdf

Termo de Constatação e Recomendação -
O Termo de Constatação e Recomendação deverá ser emitido a cada visita do responsável técnico ao estabelecimento. Caso não realize um registro em prazo máximo de 15 dias o profissional receberá uma advertência; se isto se repetir por duas vezes consecutivas ou três vezes no ano, a ART será suspensa. O estabelecimento terá também um prazo de 15 dias para cientificar os registros realizados pelo RT no sistema.

Em caso de suspensão da ART, profissional e empresa terão 15 dias para apresentar defesa. Se esta não for apresentada no prazo, a ART será cancelada e haverá a necessidade de homologação de nova.

Laudo Informativo - O responsável técnico deverá emitir um Laudo Informativo caso a empresa não execute as recomendações prescritas ou apresente obstáculos para o desempenho de função do RT.

O Laudo Informativo será disponibilizado apenas para o CRMV-PR, comprometendo-se este a manter sigilo sobre as informações recebidas.

Vantagens do Sistemart:

• Comunicação mais ágil e segura entre o RT e a empresa;
  • Armazenamento das informações (histórico de orientações);
  • Acesso remoto;
  • Possibilidade de anexar imagens;
  • Maior segurança no exercício da atividade como Responsável Técnico, possibilitando respaldo por parte do CRMV-PR;
  • Aumento da qualidade de serviço prestado à empresa;
  • Acompanhamento pelo CRMV-PR das atividades do RT;
  • Acesso por diversos sistemas operacionais, incluindo aplicativos móveis (smartphones e tablets);
  • Sistema intuitivo, isto é, de fácil utilização;
  • Sem custo para o profissional ou para empresa.