1. Home
  2. ART Online

Como renovar a ART


 

O que seria uma renovação de ART? 

Conforme a Resolução CFMV 1562/2023, inclusive para o fim de aplicação da taxa diferenciada, somente as ARTs que atenderem a todos os seguintes requisitos  

 I – manutenção do responsável técnico;  

 II manutenção do tomador de serviço; e  

 III– a solicitação de renovação ser efetuada antes do término da vigência da que se pretende renovar. 

 

Será necessário acessar o endereço eletrônico do Sistema CFMV/CRMVs e ter em mãos o número do seu CPF siscad.cfmv.gov.br/usuario/login; 

  1. Escolher: Profissional; 
  2. Digitar o CPF sem pontos ou traços; 
  3. Digitar a senha de acesso e 
  4. Clicar em "Login” 

 

Na página principal clicar em “Buscar ART”. 

No menu lateral, buscar pela última ART homologada com a empresa, e no menu lateral clicar em “Renovar”. 

Importante: 

O prazo máximo para renovar uma ART é até a data de vencimento da ART que está sendo renovada. Caso perca o prazo de renovação, será necessário cadastrar uma nova ART e a taxa a ser paga será diferenciada (confira o manual de cadastramento de nova ART). Portanto, renove dentro do prazo de validade da ART vigente. 


Aba 1: TIPO DE ART

Uma nova janela será aberta, já com dados pré-preenchidos para revisão.  

Selecionar o tipo de ART que deseja renovar, a depender do contrato formalizado (1). Clicar em "Próximo”. 

De acordo com a Resolução CFMV 1562/23, há vários tipos de ART: 

 


2º PASSO - CONTRATANTE

O CNPJ/CPF do estabelecimento já estará preenchido, devendo verificar os dados e clicar em próximo. 

Fique atento! 

Havendo a necessidade de correção, será necessário contato prévio com o CRMV para atualização cadastral da empresa, visto que não é possível alterar os dados no sistema. 


Aba 3:  DADOS DA ART

A aba “Dados da ART” se adapta ao tipo de ART escolhida. Independente do tipo, há campos básicos, como os da imagem abaixo: 

(1) Informar a data de início estabelecido no contrato formalizado com o tomador do serviço.  

(2) Informar a data de finalização da prestação de serviço como RT. Lembrando que é de no máximo 1 ano.  

(3) Escolher o ramo de atividade em que irá desempenhar a responsabilidade técnica, e clicar em próximo. 

A depender do tipo de ART escolhida, pode haver variação nos dados solicitados na aba “Dados da ART”. 

(1) Informar o horário de início do evento.  

(2) Informar o horário de finalização do evento. 


Aba 4 - LOCAL DA ATUAÇÃO

Nesta aba o profissional deverá informar onde será a prestação do serviço.  

(1) Caso o endereço do local da prestação de serviço seja diferente daquele contido no cadastro do estabelecimento, marcar “não” e informá-lo. 

Após preenchimento dos dados, clicar em “próximo”. 


5º PASSO - REVISÃO E CONCLUSÃO

Nesta aba o profissional deverá confirmar que seu e-mail é válido e que está de acordo com o que está previsto nas Resoluções CFMV 1228/18 e 1562/23, que são normativas relacionadas à responsabilidade técnica.  

Após marcas esses campos, clicar em “Finalizar” (1). 

Importante:

Caso fique 30 minutos sem mexer na página, é necessário logar novamente e preencher desde o início sua ART. 

Ao clicar em “Finalizar” a seguinte mensagem (1) aparecerá, informando sobre a condição de homologação da ART. Clicar em “ok” 

Após clicar em finalizar, sua ART estará cadastrada no sistema 

Clique em "Gerar Boleto". 

Efetue o pagamento do boleto e aguarde a homologação da sua ART. 

Após o pagamento do boleto, é necessário aguardar o retorno bancário no dia seguinte ao pagamento para imprimir sua ART homologada. 

Fica a dica: A ART é válida homologada e devidamente assinada pelo contratado e contratante. 

IMPORTANTE!!! Havendo a necessidade de alteração de ART já homologada, esta deverá ser cancelada e, em seguida, solicitado novo cadastramento, não havendo reaproveitamento de taxas pagas. 

O cadastramento da Anotação ou Renovação de ART é responsabilidade do profissional (Art. 12 § 4º da Resolução nº 1.562/2023). 
Top