1. Home
  2. Enfrentamento Esporotricose

Esporotricose Felina - Guia para rotina clínica do serviço privado


A esporotricose felina é uma das mais importantes zoonoses da atualidade no Brasil, em particular no Estado do Paraná, e requer esforços de todos os médicos-veterinários e dos serviços públicos e privados, para maior controle da disseminação entre animais e humanos.

A situação epidemiológica desta zoonose evidencia a necessidade de reforçar o papel do médico-veterinário nos serviços de saúde, como profissionais indispensáveis na prevenção e combate à doença e no controle do agravo.

O CRMV-PR preparou este guia para orientar os médicos-veterinários dos serviços privados de atendimento à saúde animal (ambulatórios, consultórios, clínicas, hospitais veterinários e unidades móveis veterinárias de esterilização cirúrgica). O objetivo é que ele seja fonte de consulta rápida e prática na rotina clínica dos profissionais, com as principais informações técnicas sobre a esporotricose felina, acompanhadas de recomendações das autoridades sanitárias.

A Resolução CFMV 1138/16 (Código de Ética, Art. 17, I) determina que é dever do médico-veterinário manter-se atualizado sobre as resoluções e normativas do Sistema CFMV/CRMVs. Uma boa maneira de se manter atualizado é acompanhando os meios de comunicação oficiais do CRMV-PR. Este guia destina-se exclusivamente a você profissional médico-veterinário.

Acesse aqui o Guia para a rotina clínica do serviço privado de atendimento à saúde animal

Top